
Desirèe Monteiro Cordeiro
Psicóloga/ Psicoterapeuta
CRP/SP 69331
Como são feitos os atendimentos?
Os psicólogos trabalham com a escuta. As pessoas falam sobre si, suas questões, seus problemas. Mas, as sessões não são limitadas simplesmente à esse "ouvir". Esse é um dos motivos que os psicólogos também precisam avaliar o que "veêm" nas pessoas, como se comportam durante a sessão. Isso também é levado em consideração para o processo de mudança.
Conforme atende o psicólogo aplica técnicas que possibilitam ao paciente visualizar seu comportamento, seus pensamentos e suas convivências para que tudo isso se torne mais sensato e com menos sofrimento. Pode-se dizer que a pessoa disposta a rever suas questões ajuda a si mesma e todos com quem convive. Importante dizer que o psicólogo não impõe os próprios valores e pensamentos mas, ajuda a pessoa a identificar sua maneira de viver.
O psicólogo não aplica “sua experiência de vida” ou seus próprios pensamentos, mas seu conhecimento com base em estudos científicos e casos clínicos.
Pagar para só falar com o psicólogo pode parecer para muitas pessoas algo sem sentido, mas a verdade é que o paciente não está atrás de opiniões, mas de alguém que efetivamente tenha estudado comportamentos humanos e que tenha recursos para possbilitar a diluição do sofrimento emocional.
Procurar um psicólogo é diferente de procurar um amigo. Quando procura um leigo a pessoa em sofrimento procura se convencer de uma opinião. Mas, quando procura um especialista ele procura a cura para seu sofrimento. Assim também é com outros profissionais. Por exemplo, muitas pessoas procuram o médico e não se automedicam, pois sabem a importância da indicação do remédio correto.
O valor dos serviços psicológicos é variável e compatível com a experiência e investimento de cada profissional.

Regras de atendimento
Contrato Psicológico
A relação entre paciente e terapeuta baseia-se num contrato entre partes. Entenda como são as condições de atendimento e pagamento nos itens abaixo. Esse esclarecimento visa assegurar ao paciente seus direitos e deveres frente ao acompanhamento psicoterápico, bem como esclarecer questões éticas pertinentes para melhor andamento dos encontros com o intuito de facilitar a relação terapêutica.
1 – Sigilo
a) Todos os conteúdos das sessões são de extremo sigilo, conforme prevê o código de ética do psicólogo;
b) As sessões não são gravadas nem acompanhadas por terceiros;
c) Todo material produzido em sessão é de responsabilidade do psicólogo, bem como seu arquivamento, priorizando sempre o sigilo das informações;
d) O contato com familiares ou terceiros, seja para adquirir novas informações ou esclarecimentos, ocorrerá somente com consentimento do paciente e deverá ser discutido previamente na sessão;
e) Caso seja necessário entrar em contato com outros profissionais que acompanham o paciente, o mesmo deverá ser informado previamente.
2 – Sessões
a) Cada sessão terá 50 minutos de duração.
b) Em caso de atraso, o paciente perderá no tempo de duração da sua sessão, porém o valor cobrado permanecerá o mesmo;
c) Caso necessite faltar à sessão o paciente deverá entrar em contato com o Psicólogo com antecedência de no mínimo 24 horas para remarcar a consulta;
d) A primeira sessão será marcada no dia e horário conforme disponibilidade do paciente, as sessões seguintes terão dias e horários fixos para evitar faltas e esquecimentos;
e) Caso haja necessidade de mudança do dia e horário o Psicólogo deverá ser informado com antecedência durante a sessão para que uma nova data seja estabelecida;
f) O paciente tem a liberdade de desistir do acompanhamento psicoterápico em qualquer momento sem quaisquer ônus;
g) Em caso de desistência do acompanhamento psicoterápico o paciente deverá informar na penúltima ou no início da última sessão para que seja feito o encerramento adequadamente.
h) É importante frisar que a frequência ideal das sessões consistem em um encontro semanal.
3 – Duração
a) O tempo mínimo de encontros será estabelecido entre paciente e terapêuta;
b) O acompanhamento não tem um tempo máximo determinado para acabar, depende apenas da evolução do paciente.
4- Os valores
a) O paciente pagará somente as sessões que comparecer., ou as quais não avisar sobre a falta com a antecedência de 24 horas.
b) O paciente pode optar para pagar ao psicólogo por dia ou ao mês, conforme acordado na primeira sessão.
b) Após a terceira falta consecutiva sem justificativa, o paciente será desligado automaticamente e o contrato não terá nenhuma validade, perdendo assim o direito ao dia e horário disponível.
5- Sobre telefonemas e e-mail
a) Telefonemas e e-mails servem apenas para combinar dias e horários.
b)Tal como outros profissionais é díficil responder questões sem tratá-las com profundidade. Os atendimentos serão feitos sempre pessoalmente e nunca por telefone ou por e-mail. Favor não insista.
6- Devolutivas
Devolutiva é o termo usado em Psicologia para que o cliente receba do profissional um fechamento do trabalho realizado. O paciente tem direito a essa devolutiva ao fim dos atedimentos.