
Desirèe Monteiro Cordeiro
Psicóloga/ Psicoterapeuta
CRP/SP 69331
Maiores informações sobre psicoterapia
O que é Psicoterapia?
Psicoterapia é uma modalidade de atendimento psicológico que busca proporcionar um espaço de escuta, reflexão e cuidado tanto para pessoas que vivenciam um sofrimento intenso, como para aquelas com dificuldades cotidianas, que estão buscando alternativas para trasformação dessas questões.
A base de tal processo está no sigilo profissional, o que garante ao paciente um espaço de confiança no qual ele pode relatar os acontecimentos de sua vida.de maneira protegida.
É um processo individualizado, considerando que cada um possui sua trajetória pessoal, única e, assim, manifesta suas questões de modo singular.
Quando buscar Psicoterapia?
A busca por psicoterapia ocorre quando a pessoa está passando por sofrimento psíquico ou quando existe a vontade de se auto-conhecer. As vezes, essa busca ocorre pelos dois motivos.
Alguns exemplos de sofrimento psíquico: dificuldade de relacionamento, conflito familiar, dificuldades em relação a sexualidade, distúrbio sexual, dificuldade de aprendizagem, distúrbios alimentares (bulimia, anorexia e obesidade), transtorno do estresse pós-traumático, transtorno de humor, ansiedade, depressão, estresse, angústia, pânico, fobias, agressividade, trantsornos de personalidade
Como Funciona
O primeiro passo é ligar para que possamos marcar um horário para uma entrevista inicial. Essa primeira conversa serve para identificar a questão trazida e pensar como sera o processo psicoterápico
Quem pode se beneficiar com a psicoterapia?
Todo mundo, independente do modo ou grau em que o sofrimento se manifesta, seja um momento de crise que afeta diversos âmbitos da vida ou um problema do dia-a-dia, a psicoterapia pode trazer benefícios, através do compartilhamento com o(a) psicólogo(a), na busca de novos modos de lidar com questões como:
-
dúvidas sobre que direção tomar em relação a alguma questão específica da vida;
-
enfrentamento de conflitos que não parecem ter solução clara;
-
aprimoramento de habilidades nos campos profissional e pessoal;
-
necessidade de aprofundar o autoconhecimento;
-
situações que se repetem frequentemente e geram incômodo e/ou sofrimento;
-
inadequação e desadaptação nos espaços de trocas sociais;
-
contextos em que a autonomia fica comprometida;
-
vontade de transformar hábitos prejudiciais em outros que melhorem a qualidade de vida;
-
dificuldades em viver a sexualidade de forma plena e gratificante;
-
problemas de saúde que tragam restrições à vida e à possibilidade de circulação social;
-
dificuldade de estabelecer e/ou manter vínculos afetivos e sociais;
-
estresse, Depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Ansiedade, Medo, Anorexia, Bulimia, Obesidade.
-
perdas e prejuízos decorrentes do uso abusivo e/ou crônico de álccol e/ou outras drogas;
-
dificuldades na escola, tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto nas interações sociais;
-
separações, perdas e morte de pessoas próximas;
-
necessidade de acolhimento para suas dores e angústias.
Duração e Frequência
A duração da sessão é de 50 minutos. A frequencia normalmente é semanal, mas pode ser alterada caso a caso, sendo combinado entre paciente e terapeuta de acordo com a necessidade ou o momento do processo.
O tempo de duração do processo psicoterápico é bastante relativo, ou seja, não há um número exato de sessões pré-determinadas para o término do tratamento. Além disso, não é necessário manter uma sequência cronológica no tratamento, de modo que o processo terapêutico flui de acordo com as necessidades de cada paciente, e de acordoco o(a) psicoterapeuta.
